segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Resenha Em Chamas + A Esperança - Suzanne Collins

Jogos Vorazes é aquele tipo de livro que é pura tensão. Em chamas é aquele tipo de livro que te faz ter um ataque cardíaco. E se você ainda estiver vivo pra ler A Esperança, saiba que ele é aquele tipo de livro que te faz morrer de agonia. Então antes de começar minha resenha cheia de spoliers, um aviso:  se você não gosta deles, não chegue nem perto.

Em Chamas:
Sinopse: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.



 
Após os jogos nossos queridos Katniss e Peeta realizam uma turnê entre todos os distritos, fazendo discursos e jantando com os governantes coisa que eles adoram! Afinal, por que não passar pelos distritos onde viveram os adolescentes que morreram? Ainda mais os que você mesmo matou?. Depois de toda essa cerimonia eles voltam para o distrito 12, onde passam a viver na Aldeia Dos Vitoriosos, na companhia de nosso bêbado preferido, Haymitch.
Toda Panem está passando por um período complicado, já que alguns distritos resolveram fazer levantes (rebeliões) contra, advinha quem, a Capital. E é claro que ela vai fazer algo afinal, não é boba nem nada para conter isso, e irá usar como arma o terceiro Massacre Quartenário. Momento explicação:  A cada 25 anos de Jogos Vorazes, eles fazem o Massacre Quartenário, que são ainda mais vorazes que os jogos "normais" e cheio de surpresas. Ps: No último Massacre foi mandado o dobro do número de tributos para arena, e sabe quem venceu? Haymitch. E no primeiro dele, cada distrito tinha que escolher seus tributos.
E qual é a surpresa da vez? Mandar os tributos já vencedores de cada distrito! E quem são os dois capacitados para ir representar o 12? Peeta e Katniss. Parece que eles terão de enfrentar a arena mais uma vez, e dessa vez com muito mais perigo. Por quê? Bom, simplesmente por que todos ali, sabem o gosto de vencer os Jogos Vorazes.


Minha opinião: Realmente, não sei como meu coração sobreviveu a esse livro ( tic-tac, piada interna pra quem leu o livro!)! Eu só tive vontade de matar a Katniss durante metade do livro, e toda vez que algo tenso acontecia (sempre) eu parava de ler por uns 5 minutos pra me recupeperar do choque. Sério, dá medo. É nesse livro que a luta dos distritos contra a Capital fica mais evidente e os jogos cada vez mais cruéis. Uma dica: leiam.

A Esperança:SinopseDepois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

 

A esperança é um livro muito bom, mas na minha humilde e singela opinião, não chega nem perto dos outros dois anteriores. Como quem leu em Chamas sabe, os tributos explodiram a arena aêeeeee. Alguns foram raptados pela Capital, outros conseguiram fugir. Então o Presidente Neve ( Ha - Ha - Ha) Snow manda seus soldados destruírem o distrito 12, e os poucos habitantes que sobrevivem vão morar no distrito 13 pois é, ele existe, onde vivem no subsolo, recebem uma tatuagem no braço todo dia com a programação que deverá seguir durante ele, tem a quantidade de comida medida de acordo com suas necessidades e são governados por uma mulher que eu odeio chamada Coin. Katniss, enfim resolveu virar o tordo, símbolo da rebelião contra a Capital. Gale continua sendo seu fiel amigo. Pluchart agora, é um rebelde. Finnick está louco (presta bem atenção nele durante o livro...). Peeta sofreu uma lavagem cerebral, que faz com que ele fique contra Katniss. Prim é oficialmente uma enfermeira. Joannah é torturada pela Capital. E todo mundo morre no final. Brincadeirinha. Os rebeldes tem o plano de tomar um distrito por vez, até chegar na Capital. E quando chegarem lá há apenas uma regra a seguir: Katniss tem que ser a pessoa a matar Snow.

 Minha opinião: O que tem de melhor no livro é o final. Simples assim.




5 comentários:

@ Moda e Eu. disse...

;O
fiquei nervosa em ler.
MAMAE tenho que comprar.


Sthefanie Rezena – modaeeu.blogspot.com
Autora e Coodenadora de Divulgação
CLUBE DOS NOVOS AUTORES

Leila Krüger disse...

Amei aqui! Tô seguindo!

Se puderes passa no meu e segue:
http://leilakruger.blogspot.com

Também sou escritora, tenho contos e poemas em antologias e tô lançando meu primeiro romance, "Reencontro", pela Editora Novo Século. Deixo aqui o hot site com a sinopse e primeiro capítulo, caso tenhas interesse:
http://www.leilakruger.com.br

Beijos!

raqueelsouzaa disse...

Nossa..imagino o que essa Katniss fez :O
Quero muito ler o livro..é em janeiro que sai a série da saga não é?
Eu também as vezes fico assim nos livros,paro de ler uns minutos para me recuperar do choque..
O último livro parece ser bem mais calmo mesmo..
bjoos ;*

Bia Carvalho disse...

Acredita que eu não li nem Jogos vorazes??? Por isso não vou ler as resenhas, mas prometo que quando ler volto aqui e leio!

Já estou te seguindo. Quando tiver um tempinho, me faz uma visita?
www.amormisterioesangue.com

Bjs

Anônimo disse...

aii eu amo demais a saga, só vi o filme por enquanto porque não tenho os livros ainda, mas eles já estão chegando. ainda não li a resenha, mas prometo que vou ler depois, espero que katniss e peeta fiquem juntos... abraços aos tributos

Postar um comentário

 
Layout de Giovana Joris